Dicas poderosas para aumentar sua autoestima

Por que falar de autoestima?
Porque este é um tema que afeta nossa vida e podem causar grandes dificuldades a nós e aos nossos relacionamentos.
Para muitas pessoas a autoestima está ligada a visão que você tem de si próprio, ou que as outras pessoas dizem de você podendo ser negativa ou positiva, você pode ser uma pessoa de alta autoestima ou de baixa autoestima, muitos ficam neste dilema tentando se enquadrar em padrões impostos pela sociedade e se perdem de si próprio.

Para o dicionário:
Autoestima é uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma em algum grau a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento de si próprio.
Para a Psicologia, autoestima “é um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência e adequação, que se reflete em uma atitude positiva ou negativa com relação a si mesmo”, de acordo com Rosenberg, um pioneiro no estudo deste tema.
Concordo com as duas definições e acrescento aqui a minha visão.
Para mim: A autoestima está ligado ao amor próprio, o quanto de amor você dedicada a você mesma, o quanto se cuida fisicamente e emocionalmente, o quanto se sente bem com suas atitudes, o quanto não se importa com os julgamentos alheios, o quanto você confia nas suas qualidades e decisões e gosta delas . Eu acredito que muitas pessoas tem uma interpretação errônea de um mandamento e para mim o principal “ Amai ao próximo como a si mesmo”
Vamos refletir, se você não se ama, não ama suas qualidades e não reconhece seus pontos de melhorias como irá amar outra pessoa e se comparar a ela?
Quando nos encontramos, encontramos quem nos mereça e quem nos ame verdadeiramente. Descobrindo nossa essência, isso nos faz felizes e faz felizes quem nos rodeiam.
Quer começar a ter alta autoestima inicie:
Leitura Interna; é reconhecer se como uma pessoa única, pois não existe uma outra igual a você, elimine os julgamentos e as comparações . Identifique quais suas qualidades , quais seus pontos de melhorias, decida o que precisa ser melhorado, valorize e coloque cor no que já é bom, para ficar ainda melhor.Assim começará a saber do que verdadeiramente gosta de fazer, ter e querer para assim tomar decisões.
Vamos as dicas:
Dicas poderosas para aumentar a autoestima
Mantenha a postura retinha.
Faça exercício físico que tenha a ver com você, que lhe de prazer.
Dê agradinhos a si mesmo.
Imponha limites mais aceitáveis à sua autocrítica.
Faça pausas em meio às obrigações do cotidiano.
Valorize-se.
Lide com os erros como parte da vida, ou como aprendizados.
Pare de se comparar com as outras pessoas.
Sabe escolher suas companhias
Saiba que é normal de vezes enquanto se sentir triste, desanimada, a vida não é sempre um marca de rosa,mas se conseguir se recuperar rapidamente e voltar a olhar para o lado bom da vida tudo vai passar e ficar bem de novo.

Sandra Viana
Psicóloga e coach
-fundadora do espaço wecare
-vocacional,desenvolvimento de carreira, liderança e RH
(11)99502-9323

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *